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Perguntas frequentes

Os planos de saúde empresariais são divididos em duas modalidades:

1) Coletivo empresarial:
os que prestam assistência à saúde dos funcionários da empresa contratante graças ao vínculo empregatício ou estatutário.

2) Coletivos por adesão:
que são contratados por pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, como conselhos, sindicatos e associações profissionais.

No plano coletivo empresarial é necessário ter vínculo empregatício ou estatutário. Podendo ser beneficiários, desta modalidade, os empregados ou servidores públicos, demitidos e aposentados, sócios, administradores e estagiários da empresa contratante. Como dependentes, seus familiares podem participar, respeitados os graus de parentesco previstos na legislação: até o 3º grau de parentesco consanguíneo, até o 2º grau de parentesco por afinidade e cônjuge ou companheiro.

Já no plano coletivo por adesão, o proponente deve comprovar sua elegibilidade, ou seja, demonstrar ter vínculo com a entidade e comprovar que atua na categoria representada.

Além disso, o plano coletivo empresarial pode ser pago total ou parcialmente pela empresa ou descontados integralmente na folha de pagamento do colaborador, já no plano coletivo por adesão, o valor é integralmente custeado pelo beneficiário.

Os planos de saúde empresariais ou coletivos por adesão podem ser contratados por pessoas jurídicas, ou seja, precisam estar identificados por um CNPJ. 

A carência é o prazo estabelecido em contrato entre as partes envolvidas que define em quanto tempo após a contratação o beneficiário terá direito a utilizar o plano.

Nos planos empresariais com número igual ou superior a 30 participantes, os beneficiários que aderirem ao plano em até 30 dias da assinatura do contrato não precisarão cumprir carência nem cobertura parcial temporária (CPT).

Além disso, após 24h da contratação do plano, haverá cobertura para os casos de emergência ou urgência, respeitadas as limitações e segmentações (ambulatorial, hospitalar e referência) do plano.