Seguro Auto
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Perguntas frequentes
1. O que é prêmio do seguro auto?
É o valor pago pela apólice no momento da contratação do seguro, que dá direito às coberturas e assistências previstas em contrato pelo tempo de vigência, normalmente de 12 meses.
2. O que é franquia do seguro auto?
Franquia é a participação obrigatória do segurado quando tiver um sinistro de perda parcial. O valor da franquia é estipulado na contratação do seguro.
3. O que é bônus?
É um desconto progressivo oferecido pela seguradora na hora da renovação do seguro auto àqueles clientes que não tiveram um sinistro na vigência de sua apólice. Na primeira renovação, a alíquota é de 10%, na segunda 15%, na terceira 20%, na quarta 25% e na quinta renovação chega a 30%. Vale lembrar que, da mesma forma que o bônus aumenta todo ano, ele também pode diminuir se houver sinistro durante aquele ano.
4. Eu perco o bônus se mudar de seguradora?
Não, o bônus não está vinculado à seguradora, ele pertence ao segurado e depende do número de anos que o cliente não apresenta sinistro.
5. O que é perda parcial do carro?
Acontece quando os danos do carro não superam 75% do seu valor de mercado. Nesse caso, ele será consertado após o pagamento da franquia pelo cliente e a indenização parcial será paga diretamente à oficina que fará o conserto.
6. O que é perda total do carro?
A famosa “PT” do carro acontece quando os danos são maiores do que 75% do valor de mercado, então ele não será consertado e o segurado receberá a indenização integral do seguro, que normalmente é baseada na tabela FIPE. A indenização integral também é paga quando o carro é furtado ou roubado e não é recuperado. Não há franquia nesse caso.
7. Mudei de casa. Preciso avisar a seguradora?
Sim. O endereço onde o veículo pernoita faz parte do perfil do condutor na hora da contratação do seguro e, portanto, qualquer alteração deve ser informada.
Esse procedimento é conhecido como endosso, e ele também deve acontecer em caso de mudança de local de trabalho, caso uma nova pessoa passe a dirigir com frequência, se houver a instalação de algum equipamento de mídia, ocorrer mudança na finalidade do veículo, como um carro de passeio que virou instrumento de trabalho, por exemplo.
Caso aconteça alguma mudança, ligue para nossa equipe para alterar junto a seguradora.