3 itens para avaliar antes de contratar um seguro de carro

3 itens para avaliar antes de contratar um seguro de carro

Muitas variáveis interferem na contratação de um seguro de carro. Perfil do motorista; marca, modelo e ano de fabricação do veículo; perfil de utilização; localização… O mercado de seguros se aperfeiçoou a ponto de considerar todas as minúcias possíveis na elaboração de um contrato, a fim de reduzir prejuízos.

Mas e o dono do automóvel? Que critérios deve considerar na hora de contratar um seguro?

Neste artigo falaremos sobre três itens principais para levar em conta antes de fechar um contrato, além de dar dicas sobre a melhor forma de garantir o melhor custo-benefício no serviço.

Prioridades

Pense em qual é a sua necessidade para contratar um seguro de carro. É fundamental que você faça uma análise das suas necessidades de proteção. Se você circula com o veículo diariamente, em área urbana, por exemplo, uma cobertura de seguro mais completa seja a melhor escolha, porque o risco de sinistros (acidentes, roubos ou furtos) é maior.

Por outro lado, se o seu veículo é antigo e pouco utilizado, uma cobertura contra roubo ou furto costuma ser o mais indicado.

Mas por que essas definições são importantes? Em primeiro lugar, você garante a contratação apenas das coberturas mais vantajosas ao seu veículo. Em segundo, o custo da proteção vai ser mais baixo, já que você pagará só pelo que precisa.

Cobertura

Defina bem as coberturas incluídas no seguro que você pretende contratar. É muito sedutor contratar seguros com o chamado “seguro compreensivo”, que oferece uma cobertura completa (e, por isso mesmo, mais cara). Vale analisar a lista de itens cobertos e questionar: preciso mesmo de tudo isso?

Há modalidades de seguros que incluem proteção apenas contra furto e roubo, para danos causados a terceiros ou a passageiros.

Também é possível incluir uma série de coberturas mais específicas, como para vidros e lanternas, kit gás, proteção para fora do país e várias outras.

Assistência

A assistência é o terceiro item essencial para avaliar um bom seguro. A maior parte das seguradoras oferecem o serviço de assistência 24 horas.

É uma opção válida porque presta auxílio ao segurado em várias situações de emergência. Pode incluir reboque (guincho); ajuda em caso de pane seca, mecânica ou elétrica; reparos residenciais; carro reserva; motorista amigo e etc.

Trata-se de garantir um conforto caso o seu veículo te deixe na mão. Em vez de contratar o guincho de um serviço privado, por exemplo, basta acionar a seguradora que ela resolve tudo para você.

Conte com o apoio de um corretor

É claro que você não precisa fazer sozinho tudo o que está descrito acima. Para isso existem as corretoras de seguros. A Via Direta tem 25 anos de experiência em seguro auto e tem uma equipe pronta para avaliar o perfil dos contratantes e indicar os melhores produtos de acordo com suas prioridades.

Entre em contato com o nosso time para fazer uma análise gratuita e sem compromisso para a proteção do seu veículo.