Você está visualizando atualmente Falta de carros novos influencia no valor do seguro auto
Car dealer businessman signing car insurance document or lease paper. Car loan and insurance concept.

Falta de carros novos influencia no valor do seguro auto

  • Categoria do post:Blog / Seguro Auto

A falta de carros novos e a valorização dos carros usados estão influenciando os valores do seguro auto. Os cálculos para avaliar o valor das apólices levam em conta uma série de fatores: um deles a tabela FIPE. Além dos preços de peças de reposição, índices de sinistralidade e perfil do cliente.

“Estamos vivendo um momento diferente. O carro usado está supervalorizado pela falta de veículos novos no mercado. Não há insumos e matérias primas e, algumas montadoras estão com a produção parada”, conta Jefferson Floriano, CEO da Via Direta Seguros. 

O preço do veículo usado (de 4 a 10 anos) teve uma valorização de aproximadamente 13% no primeiro semestre de 2021, de acordo com Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Ainda segundo a Federação, os carros populares aumentaram até 20% em seus preços. 

“O aumento do preço dos veículos usados impactam no valor do seguro e também vão impactar no preço do IPVA. Mas devemos lembrar que a sinistralidade (acidentes, roubos e furtos) ainda é o ponto mais importante na composição do valor da seguro”, afirma Karla Baptista, Head de Relacionamento com  Cliente, da Via Direta Seguros.

Tabela FIPE

A tabela FIPE apresenta a média nacional de preços dos veículos. Elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, reúne informações dos valores dos veículos de 24 estados. Portanto, é um importante ponto de partida para negociações e avaliação de veículos em ações de compra e venda. Ela impacta o seguro de automóvel, pois, geralmente, as indenizações dos sinistros são com base no valor médio do veículo na tabela.

Seguro Auto

O seguro auto é um tipo de seguro que a pessoa tem uma indenização garantida em caso de acidentes, roubo, furto ou danos causados por terceiros. A contratação segue as necessidades do segurado e da empresa contratada. Esse tipo de seguro também é conhecido como facultativo, já que no Brasil, um outro tipo de seguro é obrigatório – o DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.

Para a maioria das pessoas, o seguro auto é a garantia para reduzir riscos financeiros ligados ao dano ou perda de veículos. Além disso, com a evolução do mercado de seguros no Brasil, o seguro auto oferece uma série de benefícios como guinchos, assistência a panes, troca de pneus, entre outros.

Valor do seguro auto

O valor do veículo é o ponto de partida para a composição do preço do seguro. Mas, como já destacamos, outros fatores influenciam nesse cálculo. Antes de mais nada, para a contratação de um bom seguro, por um valor justo, o primeiro passo ter auxílio de uma empresa especializada.

A Via Direta Seguros está há 25 anos no mercado oferecendo soluções personalizadas, bem como coberturas que atendem perfeitamente às necessidades dos clientes.  Para fazer uma cotação, mande uma mensagem e converse com um dos consultores da Via Direta Seguros.

Quer saber mais sobre a contratação de um seguro de auto, leia também “3 itens para avaliar antes de contratar um seguro de carro”.