Falta de carros novos influencia no valor do seguro auto

Falta de carros novos influencia no valor do seguro auto

A falta de carros novos e a valorização dos carros usados estão influenciando os valores do seguro auto. Os cálculos para avaliar o valor das apólices levam em conta uma série de fatores: um deles a tabela FIPE. Além dos preços de peças de reposição, índices de sinistralidade e perfil do cliente.

“Estamos vivendo um momento diferente. O carro usado está supervalorizado pela falta de veículos novos no mercado. Não há insumos e matérias primas e, algumas montadoras estão com a produção parada”, conta Jefferson Floriano, CEO da Via Direta Seguros. 

O preço do veículo usado (de 4 a 10 anos) teve uma valorização de aproximadamente 13% no primeiro semestre de 2021, de acordo com Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Ainda segundo a Federação, os carros populares aumentaram até 20% em seus preços. 

“O aumento do preço dos veículos usados impactam no valor do seguro e também vão impactar no preço do IPVA. Mas devemos lembrar que a sinistralidade (acidentes, roubos e furtos) ainda é o ponto mais importante na composição do valor da seguro”, afirma Karla Baptista, Head de Relacionamento com  Cliente, da Via Direta Seguros.

Tabela FIPE

A tabela FIPE apresenta a média nacional de preços dos veículos. Elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, reúne informações dos valores dos veículos de 24 estados. Portanto, é um importante ponto de partida para negociações e avaliação de veículos em ações de compra e venda. Ela impacta o seguro de automóvel, pois, geralmente, as indenizações dos sinistros são com base no valor médio do veículo na tabela.

Seguro Auto

O seguro auto é um tipo de seguro que a pessoa tem uma indenização garantida em caso de acidentes, roubo, furto ou danos causados por terceiros. A contratação segue as necessidades do segurado e da empresa contratada. Esse tipo de seguro também é conhecido como facultativo, já que no Brasil, um outro tipo de seguro é obrigatório – o DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.

Para a maioria das pessoas, o seguro auto é a garantia para reduzir riscos financeiros ligados ao dano ou perda de veículos. Além disso, com a evolução do mercado de seguros no Brasil, o seguro auto oferece uma série de benefícios como guinchos, assistência a panes, troca de pneus, entre outros.

Valor do seguro auto

O valor do veículo é o ponto de partida para a composição do preço do seguro. Mas, como já destacamos, outros fatores influenciam nesse cálculo. Antes de mais nada, para a contratação de um bom seguro, por um valor justo, o primeiro passo ter auxílio de uma empresa especializada.

A Via Direta Seguros está há 25 anos no mercado oferecendo soluções personalizadas, bem como coberturas que atendem perfeitamente às necessidades dos clientes.  Para fazer uma cotação, mande uma mensagem e converse com um dos consultores da Via Direta Seguros.

Quer saber mais sobre a contratação de um seguro de auto, leia também “3 itens para avaliar antes de contratar um seguro de carro”.