A força e a confiança no consórcio ficam evidentes nos números divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). No primeiro semestre deste ano, o Sistema de Consórcios movimentou mais de R$ 170 bilhões, com 2,1 milhões de novas adesões.
O crescimento resultou em uma injeção potencial de quase R$ 50 bilhões em vários segmentos produtivos, primordialmente, impactando positivamente a economia. Em junho, o número de consorciados ativos alcançou 10,7 milhões, e esse volume cresce mês a mês, logo, reforçando a importância e a solidez do consórcio como uma forma inteligente de investir.
Neste artigo, vamos explorar como você pode começar a investir de forma eficaz, mesmo com pouco ou nenhum recurso extra.
Investindo em um consórcio
Investir não precisa ser algo exclusivo para quem possui grandes quantias ou bens. Em suma, visto como uma forma de adquirir bens como imóveis e veículos, o consórcio tem se revelado uma opção de investimento para quem busca planejamento, disciplina financeira e segurança.
Ele é uma excelente opção para quem busca diversificar seus investimentos, sem a exposição aos riscos do mercado financeiro. Dessa forma, é ideal para pessoas que valorizam o planejamento, querem evitar endividamentos e buscam uma maneira segura de conquistar seus objetivos.
Também é uma escolha interessante para aqueles que querem investir em patrimônio com a vantagem de não precisar de uma grande quantia inicial.
Por que o consórcio é um bom investimento?
O consórcio tem se destacado como uma opção inteligente para quem deseja investir de forma planejada e acessível. Dessa forma, Jefferson Floriano, CEO da Via Direta Seguros e Soluções Financeiras, destaca “Hoje é possível adquirir uma cota de um consórcio de imóveis e pagar com redução na parcela. Ao ser contemplado, o consorciado pode comprar um imóvel e alugá-lo. A parcela poderá ser paga com o aluguel.”
Dessa forma, esse modelo de investimento oferece várias vantagens:
- Parcelas acessíveis:
Com o consórcio, é possível adquirir uma cota com parcelas que se ajustam ao seu orçamento. Assim, você se planeja financeiramente e faz um investimento sem comprometer suas finanças pessoais. - Aquisição de imóvel com possibilidade de rendimento:
Ao ser contemplado e adquirir um imóvel por meio do consórcio, você pode optar por alugá-lo, criando uma fonte de renda passiva. Essa renda pode ser usada para pagar as parcelas restantes, facilitando ainda mais o seu planejamento financeiro. - Sem juros:
Ao contrário dos financiamentos tradicionais, o consórcio não inclui juros, ou seja, você paga apenas o valor da cota e uma taxa de administração. Isso pode resultar em economia significativa ao longo do tempo. - Planejamento e segurança:
O consórcio é uma ferramenta de planejamento financeiro, permitindo que você se prepare para a aquisição de bens com segurança e sem surpresas financeiras. Além disso, a previsibilidade das parcelas ajuda a manter seu orçamento sob controle. - Flexibilidade na utilização:
O consórcio oferece flexibilidade, pois você pode escolher o bem ou serviço que deseja adquirir, desde imóveis e veículos até outros bens e serviços. Isso torna o consórcio uma opção versátil para diversos objetivos de investimento.
Com essas vantagens, o consórcio se mostra uma alternativa atraente para quem busca investir de forma estratégica e eficiente, sobretudo, com recursos iniciais limitados.
PortoBank
Em agosto, o consórcio PortoBank, seja de imóveis, auto ou pesados, está com 50% de redução na parcela até a contemplação. Além disso, não tem entrada, nem juros e o cliente pode usar até 30% do próprio crédito para potencializar o seu lance.
Quer saber mais? Fale com os especialistas da Via Direta Seguros e Soluções Financeiras!