As vantagens e desvantagens de trocar o plano de saúde empresarial

As vantagens e desvantagens de trocar o plano de saúde empresarial

Uma dúvida que atinge gestores de Recursos Humanos com frequência diz respeito à troca ou manutenção do contrato com o plano de saúde. E essa dúvida é cada vez mais frequente, dado o momento de crise econômica e reajuste elevado nos planos de saúde coletivos.

Novos contratos renovados ou adquiridos em 2021 estão vindo com valores até 16% maiores que os cobrados no ano passado.

Mas, mesmo assim, compensa procurar um plano mais barato e fazer a troca? Quais são as vantagens e desvantagens? É o que discutiremos neste artigo.

Diversos fatores envolvidos

Como dissemos acima, o grande motivador da revisão do plano de saúde empresarial é quase sempre o fator financeiro.

Mas há muitos outros pontos que devem ser considerados. Pagamento de multa rescisória, criação de um plano de comunicação para os beneficiários, mudanças na rede credenciada…

A própria satisfação dos colaboradores também é algo que não pode ser ignorado. Já falamos em artigos anteriores como um bom plano de saúde é importante na hora de contratar e reter talentos.

O que fazer?

Além dos custos financeiros, é preciso colocar todos esses fatores na ponta do lápis. Mesmo pagando menos, vou conseguir oferecer a mesma qualidade de atendimento para os funcionários? Isso é realmente necessário para mim neste momento? São decisões para pesar na balança.

Dependendo do tamanho de sua empresa, uma alternativa pode ser adotar o regime de coparticipação no pagamento da fatura (se isso já não tiver sido feito), ou ainda reduzir a área de abrangência, rede credenciada e reembolso. Esses itens interferem bastante no investimento e talvez acabem com a necessidade de buscar um novo plano.

Converse com especialistas

A gestão de benefícios é apenas mais uma entre tantas demandas para gestores de RH. Ao mesmo tempo, é um tema complexo que exige muito conhecimento. Como levantar essas informações em meio a tantas tarefas paralelas?

Uma opção é recorrer a consultores especializados, como os da Via Direta Seguros, que farão uma consultoria sobre o reajuste, buscando uma margem de negociação com a operadora. 

Atuamos com planos de saúde e temos uma equipe pronta para identificar o melhor produto para a sua empresa neste momento.

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e tomar um café virtual para discutirmos a melhor opção para o seu negócio!