Você está visualizando atualmente Tudo o que você precisa saber sobre Consórcio de Imóveis
(Foto: Pixasquare .com)

Tudo o que você precisa saber sobre Consórcio de Imóveis

  • Categoria do post:Blog
  • Comentários do post:0 Comentário

Se você está pensando em adquirir um imóvel, mas ainda não decidiu qual é a melhor forma de financiamento para realizar a compra, o consórcio de imóveis pode ser uma excelente opção a ser considerada. Neste artigo, vamos explicar o que é um consórcio de imóveis, como ele funciona, seus benefícios e facilidades de comprar um imóvel por meio de um consórcio

Consórcio de Imóveis

O consórcio de imóveis é uma modalidade de compra coletiva. Em primeiro lugar, um grupo de pessoas se une com o objetivo comum de adquirir um bem imóvel. Os grupos são organizados por uma administradora de consórcios. Ela é responsável por gerenciar o processo e garantir que tudo ocorra de forma transparente e segura.

O funcionamento do consórcio de imóveis é relativamente simples. Primeiramente, os participantes do grupo pagam uma parcela mensal que forma um fundo comum. O fundo contempla os membros do grupo por meio de sorteios mensais ou lances. Após a contemplação, o consorciado recebe uma carta de crédito no valor do crédito contratado. O recurso será usado para a compra do imóvel desejado. Os sorteios continuam até que todos os membros do grupo sejam contemplados.

(Foto: de cottonbro studio)

Benefícios do consórcio de imóveis

Existem diversos benefícios em optar pelo consórcio de imóveis como forma de financiamento. Um dos principais é a ausência de juros, o que torna essa modalidade mais econômica em comparação com outras formas de financiamento. Além disso, o consórcio de imóveis oferece mais flexibilidade em termos de prazos e valores. Isso permite aos participantes a escolha do plano que melhor se adequa às suas necessidades e possibilidades financeiras.

Outra vantagem é a possibilidade de utilizar o FGTS para ofertar lances ou complementar o valor da carta de crédito, o que pode facilitar ainda mais a compra do imóvel desejado.

Além desses benefícios, a Via Direta Seguros ainda destaca: pagamento apenas da taxa de administração, compra planejada e estratégias para alavancar capital. “O consórcio de imóveis é uma opção inteligente para quem deseja adquirir um imóvel. Por meio do consórcio, proporcionamos aos nossos clientes uma alternativa econômica e flexível. Dessa forma, garantimos que eles possam realizar o sonho da casa própria de maneira sustentável e acessível.”, afirma Jefferson Floriano, CEO da Via Direta Seguros. O valor contratado será para a compra de um imóvel de residencial, comercial ou de veraneio; compra de terreno; reforma ou ampliação de imóvel, construção ou quitação do próprio financiamento.

Usando o FGTS no consórcio de imóveis

Uma das vantagens do consórcio de imóveis é a possibilidade de utilizar o FGTS para ofertar lances ou complementar o valor da carta de crédito. Dessa forma, os participantes com saldo no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviços) aumentam suas chances de contemplação ou a redução do valor das parcelas mensais.

Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), apontam o crescimento do uso do FGTS no sistema de consórcio. Logo após, atingir atingir R$ 73,5 milhões, entre 2010 a 2016, a média anual cresceu quase 140%, atingindo R$ 170 milhões, entre 2017 e 2022. No período de 2017 e 2023 (ainda incompleto), 24.238 consorciados-trabalhadores contemplados utilizaram o FGTS no consórcio de imóveis. 10.306 participantes, o que equivale a 42,5%, utilizaram os saques principalmente para amortização do saldo devedor. Além disso, 9.979 consorciados, representando 41,2%, optaram pela aquisição de imóvel pronto.

Para utilizar o FGTS no consórcio de imóveis, é necessário, primordialmente, cumprir alguns requisitos estabelecidos pela Caixa Econômica Federal:

  • A princípio, o trabalhador deve ter três anos de trabalho sob o regime do FGTS na mesma empresa ou em empresas diferentes;
  • O titular da conta vinculada deve ser o responsável pelo consórcio;
  • O titular da conta não poderá ser detentor de financiamento ativo do SFH – Sistema Financeiro da Habitação em qualquer parte do território nacional, na data de aquisição do imóvel;
  • O titular da conta não poderá ser proprietário, possuidor, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de outro imóvel no município de residência ou no local onde exerce a sua ocupação principal.

Dúvidas

Se você está pensando em comprar um imóvel, vale a pena considerar o consórcio como uma opção viável. Procure a Via Direta Seguros e avalie as condições oferecidas para encontrar o plano que melhor atende às suas necessidades. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas. Estamos aqui para ajudar!

Deixe um comentário

três + 10 =