Seguro de vida resgatável: opção para o resgate de prêmio em vida

Seguro de vida resgatável: opção para o resgate de prêmio em vida

Ao completar 75 anos, a professora Ana Maria recebeu a aposentadoria compulsória. Com a perda de uma das rendas, a professora precisou reorganizar orçamento. A princípio, a primeira alternativa da lista foi o corte do seguro de vida. “Na hora, nem pensei nos benefícios, apenas em diminuir os custos”, contou.

Como ela, muitos segurados chegam à terceira idade com a renda menor e o cancelamento do seguro de vida parece o mais viável para equilibrar o orçamento familiar.

“Cancelar o seguro de vida depois de uma certa idade é um grande erro. Quando algum segurado idoso nos procura para pedir o cancelamento da apólice, buscamos inúmeras possibilidades para a manutenção do contrato. O seguro de vida é uma proteção importante”, explica o Jefferson Floriano, CEO da Via Direta Seguros.

Diferente de outros povos, o brasileiro ainda não vê o seguro de vida como um investimento importante em longo prazo. “Ainda temos um caminho a percorrer. A pandemia demonstrou a fragilidade da vida e houve um aumento na procura por seguro de vida, mas o tema ainda é tabu”, conta Vitor Missaglia, head de Conversão e Fidelização.

Barateando o seguro de vida

Antes de mais nada, o segurado deve avaliar todas as possibilidades e só depois decidir pelo cancelamento. Uma boa conversa com seu corretor pode apontar alternativas viáveis. Uma opção é reduzir o valor do prêmio e, assim, economizar nas parcelas.  

Outra é avaliar, junto com o corretor de seguros, se os recursos e benefícios do seguro correspondem às suas necessidades. Manter as coberturas mais benéficas é a melhor opção para quem quer economizar.

Seguro de vida resgatável 

O seguro de vida resgatável foi uma opção criada pelo mercado para garantir ao segurado parte do valor pago no seguro. O segurado resgata o prêmio ainda em vida. Seja numa necessidade ou até mesmo em caso de cancelamento, parte do investimento é devolvido.

O grande diferencial do seguro de vida resgatável é a possibilidade de resgate em vida. Nesse sentido, ele tem todas as coberturas tradicionais de um seguro de vida, porém oferece a recuperação de parte do investimento.

A modalidade quebra um dos tabus do seguro de vida – o de não usar o dinheiro em vida. “Em 25 anos de mercado, perdi as contas de quantas pessoas me disseram “eu vou pagar pra outro desfrutar?”, contudo, essa é mais uma ideia equivocada sobre o seguro de vida”, afirma Floriano.

Outro ponto importante é que a indenização ao segurado está prevista normalmente em caso de invalidez ou até doença grave ou aos beneficiários, em caso de morte do segurado. 

Seguros temporários

Outra modalidade oferecida pelo mercado é o seguro temporário. Neste caso, a cobertura é por tempo determinado. Na hora da contratação, o segurado pode escolher o tempo de vigência da apólice, que varia de 5 a 25 anos ou até a idade limite de 75 anos. Ele também é resgatável, mas tem uma reserva menor e é cancelado ao término do contrato.

“Contar com o apoio do meu corretor foi fundamental para a manutenção do meu seguro de vida. No desespero, ia perder um investimento de mais de 18 anos”, afirmou a professora.

Via Direta Seguros

A Via Direta tem 25 anos de experiência no mercado de seguros e tem uma equipe pronta para pensar na melhor solução para o seu caso. 

Conte com a gente. Entre em contato