Plano de Saúde para pequena e média empresa: o que você precisa saber

Plano de Saúde para pequena e média empresa: o que você precisa saber

A pandemia da COVID-19 atingiu em cheio a gestão do plano de saúde para pequenas e médias empresas (PMEs). Há um ano, elas tiveram que se reinventar para se adequar às medidas de restrição impostas pelas autoridades para conter o avanço do novo coronavírus. E esses efeitos são sentidos ainda hoje, com a chamada “segunda onda” atingindo níveis preocupantes em todo o país.

Uma série de estudos do Sebrae com a Fundação Getúlio Vargas tem mostrado quedas consideráveis na arrecadação e a pouca confiança dos pequenos e médios empresários na retomada econômica.

Gastar menos, vender mais

Nessa nova realidade, o corte de gastos entrou na cartilha de gestores administrativos, financeiros e de RH. E a gestão de benefícios, incluído aí o plano de saúde, não escapa da guilhotina.

Mas como reduzir os gastos com plano de saúde justamente em um momento em que a assistência médica é tão necessária? Como garantir conforto e qualidade de atendimento aos colaboradores e seus dependentes e, ao mesmo tempo, economizar?

Como contratar um plano

Se você tem uma PME, quer contratar um plano de saúde ou então rever seu atual contrato, há alguns passos a seguir.

Fale com especialistas
Procure corretores com experiência de mercado e que possam atuar de forma isenta. Muitos profissionais ganham bonificações por indicarem clientes para determinada operadora. Garanta o seu corretor busque o melhor para você, e não para os planos.

Cuidado na negociação
Evite a negociação direta com as operadoras para evitar cair em armadilhas e para desfrutar dos benefícios, como descontos, trazidos pelas parcerias das empresas de saúde com as corretoras.

Defina prioridades
Estabeleça prioridades para a gestão do seu plano. Vai cobrir os dependentes? Qual rede credenciada você quer disponível para seus colaboradores? Lembre-se que uma boa política de benefícios ajuda a reter talentos e estimula a produtividade de suas equipes.

Vai pagar quanto?
Estabeleça uma margem de quanto gastar com o plano de saúde. Isso será essencial para que seu corretor encontre as melhores opções de produtos e meios de pagamento (co-participação, por exemplo)  para que você atinja seus objetivos.

Seguindo esses passos, é possível sim contratar (ou renegociar um contrato) um plano de saúde que atenda suas necessidades em um momento tão difícil como o que estamos vivendo.

Conheça a Via Direta

A Via Direta é uma corretora que atua há 25 anos nos mercados de seguro para automóveis, patrimonial, RC, riscos de engenharia, empresarial e garantia. Mais recentemente, entramos nos ramos de saúde e vida, completando assim um portfólio de proteção 360°.

Temos parcerias com as principais seguradoras do país, além de amplo conhecimento dos ramos em que atuamos. Nossa equipe está sempre preparada para apoiar pessoas e empresas em todos os momentos da sua jornada, valorizando um relacionamento próximo e transparente.

Entre em contato para conhecer nossas soluções e obter mais informações sobre nossos serviços.