Grande parte dos gestores de pequenas, médias ou grandes empresas conhece bem a importância de manter um plano de saúde empresarial para seus colaboradores. O principal motivo é a atração e retenção de talentos.
Bons funcionários não hesitam em trocar de emprego para uma empresa que ofereça um plano de saúde melhor – ou que simplesmente ofereçam algum plano, em detrimento de empresas que não oferecem nenhum.
Uma pesquisa realizada pelo IESS (Instituto de Estudos da Saúde Suplementar) em parceria com o Ibope apontou que o plano de saúde é o fator mais decisivo para a escolha de um emprego. Mais até que o próprio salário.
Há ainda outros benefícios comprovados do plano de saúde empresarial, como a redução de licenças por motivos de saúde, aumento da produtividade e até mesmo a dedução de impostos pela empresa.
Mas, afinal, como escolher o melhor plano de saúde empresarial? É possível aliar alta qualidade com custos baixos? Neste artigo vamos dar algumas dicas de como buscar a melhor opção para sua empresa.
Definindo prioridades
Um conceito que deve ficar claro aos gestores de Recursos Humanos é que um plano de saúde envolve processos complexos que devem ser analisados com calma. As empresas devem evitar se deixar seduzir por soluções mágicas, porque elas certamente resultarão em dor de cabeça no futuro.
Com isso em mente, o primeiro passo é definir o que a empresa quer (e consegue) oferecer a seus funcionários em termos de benefícios. O mercado dispõe de uma infinidade de produtos e serviços, que podem ser adaptados às necessidades do cliente.
Alguns pontos que devem ser analisados
Coberturas
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) obriga as operadoras a cumprir o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Mas, diante da competitividade no mercado, as operadoras oferecem coberturas além do rol da ANS. Identifique as necessidades dos seus colaboradores para evitar pagar mais caro por uma cobertura que eles não irão utilizar, por exemplo.
Abrangência geográfica
Alguns planos possuem cobertura nacional, outros cobrem apenas uma determinada região, sendo inúteis para funcionários que precisam viajar com frequência.
Rede credenciada
As operadoras disponibilizam uma lista com todos os hospitais, clínicas e laboratórios que atendem determinado plano. Verifique se a rede credenciada é compatível com as suas preferências de atendimento.
Carência
Outro ponto que deve ser levado em conta. A carência é o período entre a assinatura do contrato e o início do uso dos serviços. Para atrair mais clientes, a operadora pode reduzir os prazos ou até mesmo isentar a carência, mas isso deve ser garantido no contrato.
Reajuste
Planos de saúde coletivos apresentam três tipos de reajuste: o anual, por faixa etária e o de sinistralidade, que leva em conta a frequência de uso dos serviços. Leia o contrato com atenção e confira se as cláusulas relativas aos reajustes são claras e delimitam o índice a ser aplicado.
Procure um especialista
Uma dica que sobrepõe todas as anteriores é evitar negociar diretamente com o plano de saúde. Muitos deles sequer oferecem essa opção, “empurrando” os clientes para corretores que costumam atendê-los.
Recorrer aos corretores é de fato a melhor opção. Mas é preciso procurar empresas consolidadas, com experiência e, acima de tudo, que atuem com isenção. Isso é importante para garantir que os interesses do cliente sejam atendidos, e não das operadoras.
Além disso, uma boa corretora saberá avaliar a qualidade dos planos e indicar qual é a melhor opção diante do perfil que a empresa busca e de quanto ela pode pagar.
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