Você está visualizando atualmente Seguro para painéis solares: coberturas protegem o investimento em energia limpa

Seguro para painéis solares: coberturas protegem o investimento em energia limpa

  • Categoria do post:Blog
  • Comentários do post:0 Comentário

Os benefícios da energia solar atraem cada vez mais investimentos. Para atender esse mercado, as seguradoras criaram o seguro para painéis solares com proteção diversas em caso de imprevistos.

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), São Paulo registrou a maior potência instalada de energia fotovoltaica na geração própria do Brasil na virada de março para abril. Ao todo, o Estado tem mais de 329,7 mil consumidores de energia elétrica solar. O crescimento colocou o Estado de São Paulo, pela primeira vez, na liderança da geração própria de energia solar entre os estados brasileiros

(Foto: PublicDomainPictures por Pixabay)

Coberturas garantem proteções diversas em caso de imprevistos

O seguro para painéis solares protege o proprietário do painel solar contra perda ou dano causado por eventos cobertos pela apólice. Ele pode cobrir os custos de reparo ou substituição dos painéis solares, bem como outros equipamentos relacionados, como inversores e cabos.

Hoje, o mercado de seguros oferece uma série de opções para os proprietários de painéis solares. A maioria das seguradoras tem cobertura para danos causados por fenômenos naturais, como tempestades, ventos fortes e granizo, bem como cobertura para danos causados por vandalismo ou roubo.

Além disso, as seguradoras oferecem cobertura para perda de produção de energia, garantindo que os proprietários de painéis solares não percam renda caso ocorra uma falha no sistema. A diversidade de proteção é ampla. Algumas seguradoras ainda cobrem equipamentos adicionais, assim como inversores, baterias e cabos.

É importante avaliar cuidadosamente as opções e escolher um seguro que atenda às suas necessidades específicas. Para isso, consulte os especialistas do TIME da Via Direta Seguros. Eles vão encontrar a proteção que melhor se encaixa na sua necessidade.

“Ter um seguro para painéis solares pode dar tranquilidade e segurança ao proprietário do imóvel ou empresa, permitindo que eles se concentrem na obtenção dos benefícios econômicos e ambientais dos painéis solares sem se preocupar com possíveis perdas financeiras”, destaca o CEO da Via Direta.

São Paulo lidera na geração de energia

A liderança do estado de São Paulo é por causa do maior conhecimento sobre os benefícios da energia solar, a queda de preço dos componentes usados na instalação dos painéis solares fotovoltaicos e incentivos fiscais do governo federal e estadual.

Mesmo com a queda nos valores dos componentes e os incentivos fiscais, a instalação de energia fotovoltaica ainda custa caro, devido aos insumos usados na fabricação de painéis solares que são importados. Por isso, o mercado de seguros criou um produto: o seguro de placas solares.

“Como qualquer equipamento, os painéis solares estão sujeitos a danos e perdas. Ou seja, eles podem ser danificados por tempestades, raios, incêndios, vandalismo, roubo e outros eventos imprevisíveis. Os custos de reparo ou substituição podem ser bastante altos, e é aí que entra a importância de ter um seguro para painéis solares”, afirma Jefferson Floriano, CEO da Via Direta Seguros.

Energia Solar no Brasil

A geração própria de energia solar já atraiu mais de R$ 12,8 bilhões em investimentos para o Estado de São Paulo nos últimos 10 anos. A geração de empregos está na faixa de 74,5 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 3,5 bilhões aos cofres públicos, segundo cálculos da ABSOLAR.
Dados da ABSOLAR apontam que 13,8% da potência instalada está em São Paulo, com mais de 2,4 gigawatts em operação. Minas Gerais, em segundo lugar, possui 13,7%. Em seguida, no ranking, estão Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso, respectivamente.

Faça um seguro de painel solar com a Via Direta Seguros. Acesse o site e faça sua cotação.

Deixe um comentário

1 × três =